segunda-feira, 8 de junho de 2015

CEREJAS EM RESENDE

A pretexto de uma colheita de cerejas em Resende, um grupo de 43 sócios e alguns familiares rumou a terras do Douro.
Foi feita uma parte da Rota do Românico, com início na Igreja e Convento de Nossa Senhora de Cárquere, em Resende, que em 1910 foi classificada como Monumento Nacional.
Em Ancede, Baião, visitámos o Mosteiro de Santo André e a Capela do Senhor do Bom Despacho, cujas origens remontam ao século XII. Com a extinção das Ordens Religiosas, foi vendido em hasta pública, ficando na posse do visconde de Vilarinho de S. Romão. Em 1932 a Capela e a Igreja passaram para a paróquia de Ancede.  Atualmente e desde 1985, pertence à Câmara Municipal de Baião.
Visitámos ainda a Igreja de Tarouquela em Cinfães. Templo Românico fundado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. No seu interior destaca-se a imagem conhecida como Virgem do Leite.
Mas, o que nos levou a estas terras do verde Douro, foram as cerejas que fizeram as delícias de todo o grupo. Houve oportunidade de as colher diretamente das cerejeiras e a sua cor vermelha no verde da paisagem, fazia lembrar uma pintura.

Foram dois dias de convívio e boa disposição e de regresso, trouxemos os olhos cheios do verde Douro e das suas belas paisagens.
Veja aqui as fotografias que a nossa Amiga Dina Lopes (a quem agradecemos) nos facultou. As nossas guias da Transerrano também já nos enviaram as suas fotos - veja-as aqui. Para elas também o nosso obrigado.

Sem comentários: