quinta-feira, 5 de maio de 2016

VISITA AO SARDOAL

No dia 04 de maio os "nossos" foram de visita até uma das vilas (injustamente) pouco conhecidas do nosso país - o Sardoal.
Depois de uma viagem tranquila, fomos recebidos na vila do extremo do distrito de Santarém por dois técnicos da Câmara Municipal (o João e o José - permitam-nos que os tratemos apenas pelos nomes próprios...) que nos deram uma lição de história, de vivência e da cultura das gentes do interior.
No Centro Cultural fomos recebidos por um "Gil Vicente" muito bem disposto e tivemos o privilégio de sermos acolhidos também pelo Presidente da Câmara.
As (muitas) igrejas e capelas da vila refletem bem o sentido religioso das gentes do interior. Por outro lado, são um repositório da arte e da cultura dos séculos passados. Fomos surpreendidos pela presença de peças singulares que a maioria de nós desconhecia e também pela muito pouco conhecida ligação da vila às longínquas terras e gentes do Japão e das Índias.
Na Cooperativa Artelinho, para além dos deliciosos doces, tivemos uma verdadeira lição sobre a cultura, o tratamento e as peças finais do linho.
Tudo culminou com uma visita à Senhora da Lapa junto de cujas águas saboreámos as típicas tigeladas.
Em resumo, tivemos uma visita interessantíssima onde até o tempo colaborou.
Veja aqui as fotos que obtivemos desses momentos de convívio e de cultura. Agradecemos à Sofia Barros as fotos que fez o favor e nos enviar.

Sem comentários: