sábado, 15 de outubro de 2016

XV ENCONTRO NACIONAL DE SÓCIOS EFETIVOS

Como previsto, decorreu no passado dia 8 de outubro o XV Encontro Nacional de Sócios Efetivos da ANAC. O local habitual (Grande Auditório da Culturgest) acolheu mais de 500 Sócios da nossa Associação.
Ainda antes da credenciação dos inscritos foram aproveitados todos os momentos para saudar Amigos e antigos colegas de trabalho.
Logo no início guardado um minuto de silêncio em homenagem aos Sócios falecidos nos dois últimos anos. Esta homenagem foi personificada na figura de um dos fundadores da ANAC que nos deixou em 2016 – Artur Vieira Filipe.
Foi referido o vasto leque de pessoas e entidades que permitiram a realização deste importante evento.
O Presidente da Direção fez uma pequena apresentação sobre os assuntos que mais preocupam os aposentados da Caixa (a instabilidade gerada à sua volta e a forma como todos nós a sentimos) e também sobre os projetos da Associação (inquérito a Sócios, teleassistência, academia intercultural da CGD, a aspiração do lar…).
Após esta apresentação foi aberto o tempo de diálogo e, das intervenções livremente expressas pelos interessados, podemos sintetizar que as questões que giram à volta da nossa Casa são de facto uma preocupação. Preocupação também no que respeita à sustentabilidade das nossas pensões e especificamente à situação do Fundo de Pensões (ou do que resta dele…). A cultura foi também um dos assuntos abordados ao mesmo tempo que a necessidade de maior convivência inter-regional foi referida por outro dos intervenientes.
Os “nossos talentos” estiveram em grande evidência neste encontro bienal. Foram premiados os trabalhos de fotografia, prosa e poesia escolhidos por júris quase exclusivamente constituídos por pessoas especialistas nas referidas áreas mas alheias à ANAC. Os autores premiados e o Prof. Eurico Leote (um Amigo da ANAC) leram os textos galardoados. Da parte da tarde foi a vez de reconhecermos outros talentos em áreas da música, da apresentação e do teatro.
Os representantes do Seniamor (Ana Simão, Peres de Almeida, Joaquim Lavado e Conceição Botelho) transmitiram-nos as suas experiências gratificantes na nobre atividade de, desinteressadamente, ajudar os nossos colegas em situação de maior vulnerabilidade e mais isolados.
O Presidente da Direção dos Serviços Sociais da CGD (Dr. Rui Mendes) deu-nos uma panorâmica da situação atual dos mesmos e incentivou os presentes à poupança dos escassos recursos através da utilização do SNS e da complementaridade.
O representante da Gestão da nossa Casa (Dr. Paulo Barros, Diretor da DPE) anotou as nossas preocupações e deu-nos a conhecer linhas de pensamento de atuação no que respeita a efetivos da Caixa.
Antes da pausa para almoço foram sorteados os brindes que as quatro agências de viagens que colaboram com a ANAC ofereceram aos nossos Sócios.
O almoço foi servido no restaurante do edifício-sede e, temos de referir, não foi agradável assistir a alguns momentos de “assalto” sobretudo às sobremesas, com pratos a transbordar e que depois resultaram em desperdício… enquanto outros pratos ficaram quase vazios por já não haver com que os consolar !
A parte da tarde começou com uma grande surpresa – os “nossos talentos” apresentadores. Foi uma dupla intergeracional muito bem conseguida (Drª Ana Nogueira, já aposentada e Dr. Sérgio Amaral, um jovem colega do ativo), que se divertiu e divertiu a assistência.
Os cantores dos Grupos Coral e de Cantares, recém-chegados do Festival Internacional de Pineda de Mar (Espanha), mostraram o alto nível que já atingiram sob as batutas do Maestro João Pereira e do José Martins (outro Amigo da ANAC) sendo muito aplaudidos.
Não menos aplaudidos foram os “nossos talentos” da expressão cénica. Trata-se de uma atividade que se iniciou “há meia dúzia de dias” mas cujos participantes já atingiram um grau de “profissionalismo” assinalável.
O grupo “Os Paus Mandados” apresentou a sua peça de teatro do improviso chamada “E agora?” com boa interligação com a plateia, levando a momentos de riso e descontração muito interessantes. Como lá fora já estava a aparecer o lanche, uma parte da audiência dispersou-se…
No foyer, e para terminar, atuou a Secção de Danças dos SSCGD e foi pena a qualidade do som (e o ruído ambiente) não terem permitido que todos desfrutássemos da sua excelente qualidade.
Enquanto isso, foram aproveitados todos os momentos para, entre dois pastéis, continuar o são convívio entre gente que se quer bem e sabe dar corpo à palavra AMIZADE.

Daqui a dois anos, com este ou qualquer outro elenco diretivo da ANAC, voltaremos a encontrar-nos para matar saudades, falar sobre as nossas preocupações e conviver à volta dos talentos, das sobremesas, dos pastéis e, sobretudo, do espírito de “família ANAC e CGD”.

Publicamos aqui fotos obtidas e também as facultadas pela nossa Sócia/Amiga Mariana Santos. Este álbum foi enriquecido por algumas das fotos obtidas pelos nossos Amigos da Secção de Fotografia dos SSCGD.

Sem comentários: