segunda-feira, 7 de novembro de 2016

VIAGEM À ÍNDIA

Um grupo de 115 sócios e seus familiares, fez no mês de Outubro, uma viagem de vida. Visitámos a ÍNDIA.
A grande aventura teve início em Delhi, com a visita da zona antiga da Cidade Velha onde se admirou Raj Ghat, o memorial a Mahatma Gandhi.
Seguiu-se para Jama Masjid, uma das maiores mesquitas da Ásia, com capacidade para 25 000 devotos.
Pelas estreitas e poluídas ruas de Chandni Chock, foi a verdadeira loucura, onde os rickshaws se misturavam com vacas, carros, pessoas e sem saber como, ninguém se perdeu e de onde todos saímos ilesos.
Outub Minar, o minarete mais alto do mundo com os seus 72,5 m , construído em tijolo, foi admirado por todos.
Visitámos o túmulo de Humayun que constitui um notável exemplo Indo-Persa. Continuando pela Porta da Índia, construída como memorial aos 90 000 soldados que morreram durante a 1ª. Grande Guerra.
No terceiro dia viajámos para Varanasi, a Cidade Santa e também a mais sagrada da Índia. Foi a grande prova. É tudo o que se ouviu falar. É suja, fedorenta, poluída, desorganizada. É acima de tudo espiritual e misteriosa. Esta cidade foi consagrada ao Deus Shiva, o principal Deus Hindu. À noite, em pequenas barcas, assistimos às cerimónias onde não faltava côr, cânticos e muita luz. Voltámos ao nascer do sol para ver os crentes no rio para se purificarem e agradecerem as bênçãos recebidas. Vimos ainda os locais de cremação. Apesar de polémica, visitar Varanasi foi uma experiência que jamais será esquecida.
Para alguns de nós os sabores picantes da Índia começaram a trair-nos.
Construído em mármore branco, uma das Sete Maravilhas do Mundo, apresentou-se aos nossos olhos, ao nascer do Sol. Era o Taj Mahal, joia arquitetónica, que representa o amor do Imperador Shahjehan pela sua amada rainha Mumtaz Mahal.
Depois da visita a diversos monumentos, seguiu-se para Jaipur, onde o imponente Forte Ambar nos conquistou pela sua grandeza. A subida foi feita em elefantes enfeitados com lindas mantas coloridas e maravilhosas. Mais um grande momento da viagem.
Seguimos para Jodhpur e Ranakpur. Em Udaipur, ao final da tarde, navegámos pelo Lago Pichola e bem cedo partimos para Goa, onde visitámos o Forte Aguada e o Mercado de Mapusa. A presença portuguesa sentiu-se nas ruas, casas e até alguns idosos que se comoveram ao ouvir falar português.
No Palácio Deão, foi servido um jantar, onde todos nós nos vestimos com trajes indianos.  Muito bonito!
A Casa dos Braganças, imponente, muito degradada mas que nos transmitiu as suas recordações dos tempos coloniais e da transição para a Índia.
Em Bombaim, com os seus 21 milhões de habitantes, visitámos as lavandarias ao ar livre, em que só os homens entram.
A porta da India, ex-libris de Bombaim, foi construída em 1911 para comemorar a visita do Rei Jorge e da Rainha Mary. Seguiu-se o Prince of Wales Museum e o Mercado Crawford.
Foi uma viagem intensa, cansativa e polémica como se previa mas que nos deixou muitas memórias.

Veja aqui algumas das fotos obtidas nesta memorável viagem. A fotografia acima corresponde ao grupo 3 e foi enviada pela Amiga e Sócia Elsa Farto  que já disponibilizou mais fotos.
O álbum foi enriquecido com mais cerca de 150 fotos da Elsa Farto. - veja-as aqui (obrigado para ela).


Cremilda Cabrito

Sem comentários: