sexta-feira, 19 de maio de 2017

VISITA AO MUSEU MAÇÓNICO PORTUGUÊS

Depois de um lauto almoço no bar/convívio da ANAC, dirigimo-nos para o BAIRRO ALTO, mais propriamente para a rua do Grémio Lusitano a fim de visitarmos o museu, criado em 1984 e localizado na sede do Grande Oriente Lusitano.
A visita iniciou-se cerca das 15 horas com o acompanhamento do seu Diretor Dr. Fernando Sacramento, que durante 3 horas nos maravilhou com as suas explicações, começando pelo mapa cronológico da Maçonaria em Portugal. Passámos em seguida para o espaço de refeições onde depois de bem instalados ouvimos atentamente como nasceu e qual a missão da Maçonaria ao longo da Historia, o porquê do seu secretismo, a influência de muitos dos seu membros quer em Portugal quer no Mundo em geral, e ainda como e quem pode ser membro maçónico. Percorremos de seguida algumas salas onde estão expostos muitos documentos e símbolos utilizados pela Maçonaria.
Já no final da visita e depois de alguns visitantes se terem retirado por motivos diversos, subimos aos pisos superiores onde entramos na sala de trabalhos com toda a sua simbologia e aí fomos informados do modo de governo e quais as suas regras de funcionamento. Por último visitámos a sala onde estão as fotografias de todos os Grão-Mestres. Cerca das 18 horas terminámos esta visita que muito nos enriqueceu culturalmente.
Veja aqui algumas das fotos obtidas

Sem comentários: