domingo, 30 de setembro de 2018

XVI ENCONTRO NACIONAL


O XVI Encontro Nacional de Sócios Efetivos decorreu no dia 22 de setembro, na Culturgest, como é habitual desde há mais de 20 anos. Estiveram presentes cerca de 400 Associados vindos de quase todo o país. Contámos também com a presença de um representante da Administração da CGD, representantes dos 3 órgãos sociais dos SSCGD, do Seniamor, da CT, do STEC e de várias Associações amigas e congéneres (AAEBNU, ARMG e AATIB).
Estes encontros são patrocinados pela Caixa e integram-se no apoio que a CGD dá à ANAC para que possa prosseguir os objetivos consignados nos estatutos aprovados pelos Associados.
Os Encontros Nacionais são, em consequência do patrocínio da nossa casa, essencialmente dedicados a reforçar os laços de camaradagem e de amizade que foram criados ao longo dos muitos anos de trabalho e das muitas horas que todos passámos juntos para que a CGD atingisse o nível de excelência de que nos orgulhamos.
Embora não se tratando de assembleias gerais da Associação, eles são também momentos para refletirmos conjuntamente sobre as nossas preocupações. É claro que todos gostaríamos de debater profundamente estas preocupações mas este não é o forum apropriado para o fazermos (pelo referido no parágrafo anterior).
Estes curtos momentos de debate foram muito profícuos porque foram colocadas questões importantes sobre a gestão dos nossos Serviços Sociais e também sobre o futuro da nossa casa e das nossas pensões. Porque o debate é democraticamente livre e por isso mesmo responsável, foi pena que ele também fosse aproveitado (unicamente por uma pessoa…) para capcioso ataque verbal não documentado à Direção (e aos colegas que a integram)… Os atos ficam para quem os pratica...
Porque na nossa Associação há muitos talentos, em variadas áreas, eles foram reconhecidos durante este Encontro. Foram premiados os autores na área da escrita e os nossos fotógrafos. Neste número do boletim, e nos seguintes, iremos publicar alguns dos trabalhos concorrentes.
A parte da tarde foi também de homenagem aos “nossos talentos” musicais e cénicos. A tarde foi abrilhantada pelas atuações do Grupo Coral, do grupo de atividade cénica e pelo Grupo de Cantares da sede.
Os colegas da Secção de danças de salão dos SSCGD trouxeram um brilhantismo especial a este convívio com a apresentação quase “profissional” dos seus talentos.
A Orquestra Baía (que integra também alguns colegas no ativo e familiares de Associados da ANAC) encheram a sala com o “glamour” das músicas dos anos 60 e 70 e também com a música popular portuguesa. Para o final estava reservada uma surpresa—duas músicas foram acompanhadas pelo nosso Grupo de Cantares.
Todo o evento foi registado em fotos pelos colegas da Secção de fotografia dos SSCGD (e respetiva professora Elsa Vitorino) a quem agradecemos publicamente pela colaboração.
Neste evento foram lembrados os que já partiram, simbolicamente personalizados em três ex-dirigentes da Associação que nos deixaram nos últimos dois anos - Carvalho Borges, Amador Rebelo e Manuel Brás.

Os colegas da Secção de Fotografia dos SSCGD já nos disponibilizaram as suas fotos. Veja aqui a excelente reportagem, acrescida por mais algumas fotos obtidas por outros Sócios. Para eles, o nosso obrigado.


Sem comentários: