sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

MERCADOS DE NATAL NA ALSÁCIA - 2018


Foram uns dias muito bem passados em terras de França e Alemanha...
Um grupo de 43 "dos nossos" deslocou-se à Alsácia para visitar os famosos mercados de Natal. Mas antes, foi a oportunidade de revisitarmos Paris.
Embora um pouco triste pelos acontecimentos ocorridos nos dias anteriores, a cidade-luz recebeu-nos bem mas não notámos o brilho que a cidade costumava ter.
Depois de uma excelente viagem em TGV, a chegada a Estrasburgo foi tranquila e tivemos o primeiro contacto com a cidade e os seus mercados de Natal(eram sete...).
A noite passada a bordo do cruzeiro de rio foi tranquila, só perturbada pelo ruído dos motores quando o barco entrava nas eclusas.
Vieux-Brisach e Colmar acolheram-nos muito bem, com especial destaque para os variados mercados de Natal de Colmar, sobretudo o da "petite Venice" com os seus canais.
Na Floresta Negra fomos visitar Freiburg e os seus pequenos mercados (o tradicional e o de Natal) e a imponente catedral. A fábrica de relógios de cuco e a dos vidros tradicionais da região também foram visitas de muito interesse.
Depois da visita ao lago Titisee fomos acolhidos pela neve que caía, em plena montanha.
O regresso aos mercados de Estrasburgo foi mais uma oportunidade de compras e de admiração das decorações espetaculares bem como de voltarmos a beber o "vinho quente" e o chocolate também quente (delicioso...).
Foram cinco dias muito bem passados, com muita amizade, boa companhia, tranquilidade, bom barco, boa comida, boa prova de vinhos e muito espírito natalício.
Pena que este espírito não seja partilhado por aqueles que não querem que vençam estes valores e utilizam o terrorismo para assustar os cidadãos pacíficos como "os nossos" ...
A nossa Amiga Mercedes Rodrigues enviou-nos algumas fotos que quis compartilhar. Para ela o nosso agradecimento.

Sem comentários: