quarta-feira, 20 de novembro de 2019

VIAGEM À PATAGÓNIA

De 27 de outubro a 11 de novembro e de 29 de outubro a 13 de novembro desenrolou-se uma excelente aventura por terras do fim do mundo… A viagem da ANAC à Patagónia, Chile e Argentina proporcionou experiências diversas e extraordinárias aos participantes, enriquecendo a sua cultura e conhecimento de outros povos, de outros ambientes, de lugares estranhos, monumentais, de beleza fora do comum e excecionais.
Foi uma viagem de 16 dias muito preenchidos com visitas a cidades, parques naturais, lagos imensos, glaciares, montanhas e vulcões… viajando a pé, de autocarro, de barco, de comboio e de avião, além de passeios a cavalo.
A nossa viagem começou com a visita à cidade de Santiago do Chile que, apesar dos incidentes com manifestações, conseguimos conhecer razoavelmente. Uma cidade enorme com mais de 7 milhões de habitantes, com grandes avenidas e muito trânsito. Fizemos o circuito em autocarro pela cidade e passeámos a pé pelo centro da cidade, passando pela Praça de Armas, a Catedral, o Palácio Presidencial de La Moneda, etc.
Continuou pela cidade de Valparaíso, com os seus “murais”, as suas ruas muito inclinadas, as casas penduradas nas colinas, das quais se destaca a casa de Pablo Neruda, e uma vista fantástica para a baía. A cidade turística de Viña del Mar, com as suas praias, o relógio de flores e sua formidável marginal permitiu-nos descansar e relaxar um pouco.
Deixámos para trás Santiago do Chile, com as suas manifestações e reivindicações sociais, e rumámos a sul, mais propriamente a Puerto Montt e Petrohué. A região é dominada pelo imponente Vulcão Ozorno.
A nossa aventura passou pela subida ao vulcão, coberto de neve, em cadeiras de esquiadores, um lanche com chocolate quente e as brincadeiras tradicionais com as bolas de neve. Visitámos também os Saltos de Petrohué, fantásticas formações de rocha vulcânica, banhadas por quedas de águas de cor verde-esmeralda.
Continuámos para San Carlos de Bariloche, atravessando diversos lagos num percurso sinuoso em que utilizámos autocarros e barcos. Atravessámos a fronteira entre o Chile e a Argentina e cruzámos a Cordilheira dos Andes. Já em San Carlos de Bariloche, cidade que vive essencialmente do turismo, na Argentina, observámos o Lago Espejo e as formações rochosas do Vale Encantado.
Partimos, de avião, para El Calafate. Iniciámos então as visitas aos Glaciares já preparados para o choque climático. No Parque Nacional dos Glaciares visitámos o glaciar Perito Moreno, o mais conhecido e imponente, que se expande sobre as águas do Lago Argentino e que é um dos poucos glaciares do mundo que avança e que provoca perturbações naturais no ambiente. Tivemos oportunidade de visitar, no Parque Nacional dos Glaciares, o Glaciar Upsala e o Lago Onelli, navegando em catamarã, e caminhámos pelo bosque para apreciar o Lago Onelli com o seu glaciar.
Abandonámos a zona dos glaciares e rumámos mais a sul, com destino a Ushuaia, a cidade argentina mais importante da Isla Grande e da Terra do Fogo e a mais austral do mundo. Fizemos uma excursão pelo Parque Nacional da Terra do Fogo, no comboio que antigamente transportava os prisioneiros de Ushuaia para os Campos de Trabalho e viajámos de catamarã ao largo da costa de Ushuaia e Canal de Beagle. Passámos pela ilha dos Pássaros, pelo Farol, pelos leões-marinhos e observámos os pinguins (tristes pela falta de gelo e pela areia granulosa que tinham que pisar…)
E por fim… Buenos Aires, capital do Tango. A grande metrópole argentina com cerca de 13 milhões de habitantes, banhada pelo Rio da Prata, com a Av. 9 de Julho, de 140 mts de largura e 4,5 kms de comprimento, e o seu mítico Obelisco, a Praça de Mayo e o Palácio Rosado, as grandes avenidas e os seus imensos parques, o Bairro Boca com os peculiares edifícios de cores garridas e uma obsessão pelo Clube Boca Juniores, e a sua gastronomia centrada na carne (grelhada de preferência…).
Durante os três dias que permanecemos em Buenos Aires, participámos numa festa gaúcha com passeio a cavalo, almoço de excelentes carnes grelhadas, show de música e dança e demonstrações das habilidades dos Gaúchos a cavalo. Visitámos a cidade de Colónia de Sacramento, no Uruguai, com as ruas de paralelepípedos, casas em pedra e barro, que é considerada património cultural da Humanidade pela UNESCO e que tem inúmeras reminiscências portuguesas. Percorremos de barco o rio Tigre e alguns dos afluentes que confluem no delta do Paraná e apreciámos o atrativo das ilhas e das imensas casas nas suas margens, todas com ancoradouro. Assistimos ainda a um espetáculo de puro Tango, no Café de los Angelitos, que evidenciou a sua sensualidade e beleza artística. Alguns participantes tiveram aulas desta romântica dança dada por dançarinos(as) vestidos a preceito.
O regresso a Portugal era iminente. E a partir do Aeroporto Ministro Pistarini iniciámos a viagem rumo a Portugal. Ficaram-nos na memória todas as belezas naturais que tivemos o privilégio de contemplar e a extraordinária solidariedade e amizade que envolveu os grupos durante toda a viagem. 
Bem hajam!
Ficamos à espera de novas aventuras para novos destinos… com a ANAC.
 José Coimbra
Veja e descarregue aqui algumas das fotos obtidas no I Grupo (José Coimbra).
Veja e descarregue aqui algumas das fotos obtidas no I Grupo (Sandra Silva).
Veja e descarregue aqui algumas das fotos obtidas no II Grupo (Cândido Vintém).
Veja e descarregue aqui algumas das fotos obtidas no II Grupo (Fernando Pereira).
AGUARDAMOS PELAS SUAS !!!!



Sem comentários: