quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

FESTA DO PORCO 2020 - FERREIRA DO ZÊZERE

Dia 25 e 26 de Janeiro de 2020, 54 associados da ANAC, disseram sim ao evento que temos vindo a realizar nas instalações do centro de formação do SBSI, em Ferreira do Zêzere.
Um grupo animado e pontual marcou presença, pelas 09.30h de sábado, na Rua Arco de Cego, para partir à hora marcada.
Pelas 11.30 H, chegámos ao destino. Distribuição dos quartos, alguns momentos de descanso e às 12H30, hora gastronómica, mantendo uma tradição  do que era e é, grande festa familiar e de amigos. Vários acepipes, incluindo algumas miudezas do porco, prepararam-nos para um lauto almoço de febras, grelhadas no momento.
De tarde saímos em direção à bela cidade de Tomar, embelezada pelo sempre espetacular Rio Nabão. Aqui visitámos a sinagoga, situada na antiga judiaria, em pleno centro histórico da cidade. Este antigo local de culto, encerrado no final do século XV, veio a reabrir, já em pleno século XX. O templo judaico, localizado  a Rua Joaquim Jacinto (antiga rua da Judiaria) é o mais antigo do país e um dos mais antigos de toda a Europa.
Em seguida visitámos o “Museu dos Fósforos”, uma verdadeira surpresa para a maior parte de nós. No Convento de S. Francisco, conserva-se uma coleção superior a 80.000 caixas, etiquetas e carteiras de fósforos, doada por Aquiles de Mota Lima, ao Município de Tomar em 1980. A coleção representa cerca de 127 Países do Mundo, encontrando-se distribuída por sete salas contíguas, estando as secções de exposição divididas em três períodos: de 1827 a 1895; de 1895 a 1910 e, por último de 1910 à atualidade. No mesmo edifício, no lado contrário, podem-se apreciar azulejos diversos e olaria. Locais a visitar noutras oportunidades.
Em seguida, foi o regresso ao nosso “poiso”, local de convívio entre todos e a preparação para o jantar, e um serão musical muito animado-
Domingo, pela manhã visitámos o lugar paradisíaco de DORNES, à beira do Rio Zêzere, a sua Igreja e Torre Templária. Paisagens maravilhosas, que não nos cansamos de contemplar.
Depois, voltámos para almoçar, pegar nas malas e o regresso a casa, de coração cheio. Para todos, um até breve...

                                                                                                                              D.M

Sem comentários: