sexta-feira, 28 de setembro de 2018

CIRCUITOS PELOS BALCÃS


De 4 a 12 se Setembro, 77 sócios da ANAC e seus familiares, divididos em dois grupos, rumaram à região dos Balcãs, nomeadamente Sérvia. Bósnia, Montenegro e Croácia.
Está ainda muito presente na memória de todos nós, a guerra vista em direto pela tv e a destruição de cidades que ainda mantêm vestígios de edifícios muito baleados.
Houve oportunidade de visitar as principais cidades dos quatro países:
Belgrado, uma das cidades mais antiga da Europa, é um dos principais Centros Económicos, Políticos e Culturais da Europa.
Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina é um grande centro onde se encontram sediadas imensas firmas de empresas Nacionais. A seis de Abril de 1992 a cidade foi cercada pelos sérvios bósnios, causando grande destruição na cidade.
Mostar, cidade famosa pela Ponte velha, que em 2004 foi totalmente destruída e posteriormente reedificada. O Centro Histórico de Mostar foi em 2006 classificado como Património Mundial da Unesco. É nesta cidade o local das supostas aparições de Medugorge que ocorreram pela primeira vez em 1981.
Kotor é famosa pelos seus Fiordes, únicos no mediterrâneo e conhecidos pela Baía de Kátaro e onde se vêm ótimas praias de águas calmas.
Em 1991, a Croácia, juntamente com a Eslovénia, declararam a sua independência.
Para que a viagem terminasse com grande agrado de todo o grupo, esperava-nos o paradisíaco Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Trata-se de um Parque Nacional que se estende por 20 000 hectares de bosques e lagos, no coração dos Balcãs e que ficou também no coração de todos nós.
Entretanto, chegou à ANAC um poema escrito pela nossa amiga D. Fernanda, que descreve o sentimento e a vivência de toda a viagem. Muito Obrigada D. Fernanda!


A nossa Amiga e Associada Elsa Farto também nos deu acesso ao seu trabalho sobre esta viagem. Veja aqui as suas fotos dos dias 04 e 05. Para ela, o nosso obrigado.

Sem comentários: