domingo, 18 de novembro de 2018

SÃO MARTINHO NO DOURO

Foram mais de 30 os Associados e familiares que se deslocaram à região norte do distrito da Guarda para conhecer melhor a região e também para celebrarem o S. Martinho.
Foram 4 dias intensos de reforço dos laços de Amizade e de são convívio.
A primeira boa surpresa foi logo no almoço do primeiro dia, em Canas de Senhorim, onde nos esperava um excelente arroz de cabidela (restaurante Zé Pataco). Seguimos para o Convento de S. João de Tarouca onde uma guia muito interessada e vibrante nos mostrou as suas belezas.
O alojamento foi no Hotel Rural Nª Senhora do Carmo (Freixinho - Sernancelhe)
O segundo dia foi dedicado a Penedono, onde o Presidente da Câmara nos deu o prazer da sua companhia. Apesar do frio e do vento, o castelo foi briosamente visitado pelo grupo. À noite fomos visitados por um grupo folclórico da região de Penedono que nos proporcionou uma noite de alegre festa.
Os santos zangaram-se no terceiro dia e o programa teve de ser adaptado. A chuva e o vento não impediram a visita ao Santuário da Senhora da Lapa onde alguns dos participantes não conseguiram passar por detrás da pedra do altar - Porque seria??? - Falou-se em pecado...
Com muita pena de parte da comitiva, a visita a Trancoso ficou adiada para outra oportunidade (tal era o temporal no local) mas a alternativa foi interessante - o Museu do Espumante, em Dalvares (Tarouca) que está instalado na casa do Paço, onde viveu o escritor Egas Moniz.
Ao fim da noite tivemos um excelente serão musical onde foram revividas algumas das músicas da "nossa juventude" e nos foram apresentados fados na voz espetacular de uma jovem local.
O regresso a casa ficou marcado pela visita a Sernancelhe, onde uma jovem luso-descendente que regressou às origens nos deixou maravilhados pelo entusiasmo e conhecimento das terras dos seus pais..
VEJA AQUI ALGUMAS DAS FOTOS OBTIDAS. A nossa Amiga Elsa Farto partilhou as suas fotos - veja-as aqui. O nosso obrigado para ela.

1 comentário:

Unknown disse...

Caso a ANAC volte a repetir uma visita à região norte (Guarda ou Viseu) com almoço no ZÉ PATACO em CANAS DE SENHORIM localidade de onde sou natural, agradeço o favor de me notificarem para também ir. Cumprimentos