segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

FESTA DO PORCO - FERREIRA DO ZÊZERE

O tempo estava frio mas o sol e a alegria aqueceram os participantes na "Festa do Porco" que decorreu em Ferreira do Zêzere (no Centro de Férias e Formação do SBSI) no fim de semana de 12 e 13 de janeiro.
Quando chegámos ao CFF esperava-nos a simpatia da equipa do Centro que rapidamente nos conduziu ao local onde estava o "bicho" já preparado para a lição de anatomia.
Depois, foi comer as febras e o fígado até que a "voz nos doeu".
Para completar a tarde houve uma visita ao lagar e adega no Freixieiro onde houve possibilidade de saber como se fazem e comprar o puro azeite e o vinho da região.
O jantar foi algo de leve mas bem acompanhado pelas janeiras cantadas por uma parte do Rancho Folclórico do Beco e por um animador musical que tratou de fazer desgastar as energias acumuladas ao longo do dia...
No domingo foi a vez de visitarmos a lindíssima aldeia de Dornes acompanhados pelas simpatiquíssimas Fátima Pinheiro e a guia local Marisa que nos revelou alguns dos segredos da sua povoação com apenas 31 habitantes habituais.
O almoço de domingo foi mais uma oportunidade de estarmos com as tradições locais, à volta do cozido da matança e também acompanhados pelo acordeonista Bruno Gomes que nos deu um concerto e animou o baile de despedida.
Mais uma jornada de alegre e são convívio, à volta da cultura das nossas gentes.

Sem comentários: