quinta-feira, 11 de julho de 2019

SEGADA E MALHADA NO MINHO

Desta vez, um grupo de sócios da ANAC, deslocou-se ao verde Minho, para assistir a uma Segada e Malhada. Trata-se de um trabalho árduo que faz parte das rotinas agrícolas do meio rural. Apesar de muito cansativo é muito gratificante ver e ouvir as concertinas e os cantares ao desafio. Conviveu-se com os trabalhadores rurais, tendo alguns dos nossos sócios participado na ceifa e depois na malhada Seguiu-se um lanche ajantarado, que fez as delícias de todos nós.
Do programa, constavam ainda várias visitas culturais tais como o Mosteiro de Refojos, a Casa do Tempo, o Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe.
Foram ainda visitados o Santuário da Senhora da Abadia, o S. Bento da Porta Aberta e o Santuário da Senhora da Fanqueira.
Não passaram despercebidas as visitas ao Museu de Ouro em Travassos e o Museu da Olaria em Barcelos.
Admiraram-se as verdejantes paisagens minhotas. Foram degustados os típicos pratos minhotos, bem regados com o vinho verde branco e tinto, por vezes servidos nas tradicionais tigelas.
C.C.
Os nossos Associados Ana Paula Dias e Joaquim Batista disponibilizaram-nos as suas reportagens fotográficas. Para eles o nosso obrigado.

Sem comentários: