sábado, 30 de julho de 2016

VIAGEM À RÚSSIA - II GRUPO

Decorreu entre os dias 15 e 21 de julho, a segunda viagem à Rússia realizada este ano, em que quarenta e três sócios da ANAC e alguns convidados, tiveram a satisfação de visitar duas das mais emblemáticas cidades da Rússia - São Petersburgo e Moscovo.
Fundada no ano de 1703 por Pedro I, o Grande, a sua realização para além da ousadia e determinação que exigiu, foi destinada a capital do Império Russo e símbolo da Rússia moderna e ocidentalizada, que queria construir.
 A cidade foi planeada com objetivos determinados, com amplas e largas avenidas perpendiculares, em que se destaca, pelo seu comportamento, a Avenida Nevski.
Fez parte da visita a vista externa da Fortaleza de Pedro e Paulo com a sua Catedral, construída na ilha Záiatchi, que pela sua posição estratégica junto ao rio Neva, constituía o núcleo da futura cidade.
Nada é porém comparável ao Hermitage, considerado um dos maiores museus do mundo, em que a sua imensa coleção espelha de forma inequívoca e indescritível, a história da cultura mundial e a sua interligação com a História da Rússia. No dia seguinte foi visitado, na cidade de Pushkin, o Palácio de Catarina a Grande, no estilo barroco russo, e onde se destaca a mundialmente famosa Sala de Âmbar. O Palácio é rodeado de fabulosos jardins geométricos ao estilo de Versalhes.
Seguiu-se a cidade de Moscovo. É no ano de 1147 que surgem as primeiras referências históricas à existência de um conjunto de povoados cujo centro ficava na colina onde hoje se situa o Kremlin. De acordo como o programa foram visitados os locais emblemáticos e míticos da cidade como a Praça Vermelha, o Kremlin com o seu importante conjunto de palácios, e o Museu da Armaria o mais antigo museu russo, cuja coleção teve início no século XIV. Hoje conta com um enorme conjunto de coleções de obras de arte decorativa, nacionais e estrangeiras, do século IV ao início do século XX.
Não se pode deixar de referir o célebre Metro de Moscovo, cuja construção se iniciou nos anos 30 do século passado, e em cujas estações a decoração em materiais nobres e obras de arte do realismo soviético, é única. 
A viagem terminou com a visita à cidade de Serguei Prosad, considerada a capital espiritual da Rússia, onde se situa o Mosteiro de São Sérgio que desempenhou um papel importante na História Russa.
A viagem terminou sem incidentes, tendo os participantes manifestado satisfação geral por estas dias que lhes possibilitaram a visão privilegiada de muitas obras e locais do seu imaginário.

C. Garrido

O nosso Amigo José Reis partilhou connosco mais de duas centenas de fotos. Veja-as aqui. Também o Amigo Carlos Simões nos fez chegar as suas. Veja-as aqui.
O nosso Sócio Luís Anciães também partilhou as suas fotos. Veja-as aqui.
Para eles, o nosso agradecimento.

Sem comentários: