segunda-feira, 11 de junho de 2018

VI CONFERÊNCIA ANUAL E AG DA PLATAFORMA AGE

Como estava previsto, realizaram-se nos dias 6 e 7 do corrente, em Bruxelas, a VI Conferência anual e a Assembleia Geral da Plataforma AGE. O Presidente da Direção da ANAC esteve presente nesses dois eventos, em representação do Grupo Europeu, de que também é Presidente.
A VI Conferência anual foi um momento muito importante para a Plataforma AGE (e para todos nós…) pois foi dado mais um passo no reconhecimento do trabalho da Plataforma. O tema era “Apoiando o direito das pessoas idosas à autodeterminação” (dentro da linha do debate do nosso XXIV Euroencontro). Na ocasião o Presidente do Grupo Europeu apresentou ao Presidente Ebbe Joahnsen  as conclusões dos trabalhos do XXIV Euroencontro que se realizou em Sevilha e onde estiveram quase 70 dos nossos Sócios e familiares.
Nessa reunião estiveram presentes, entre outras individualidades de relevo na área social, a Ministra do Trabalho e da Política Social da Bulgária (atual presidência da UE) e a Drª Virgínia Brás Gomes, responsável máxima do Comité Económico e dos Direitos Sociais e Culturais da ONU. Foram discutidos temas como o “ageism”, os cuidados paliativos e tratamentos de longo prazo, os direitos civis e sociais, os ambientes amigos dos idosos e dos deficientes.
Na AG da Plataforma, além dos assuntos de organização interna (aprovação de contas, eleição de membros,…) foi aprovado o documento que poderá ler e descarregar aqui  (em versão inglesa) e que será enviado a todos os grupos parlamentares do Parlamento Europeu tendo em vista as eleições para aquele órgão que terão lugar no próximo ano. Este documenta (manifesto) é um “caderno reivindicativo” dos mais idosos de toda a Europa.
A participação nestes 2 eventos é fundamental para a nossa Associação e também para o Grupo Europeu pois é através dela que fazemos chegar a nossa voz às entidades políticas que dirigem o futuro desta Europa (Parlamento Europeu e Comissão Europeia).

Sem comentários: