Teleconsulta - Disponível nos Centros Clínicos
(informação disponível no portal dos SSCGD (www.sscgd.pt)
(informação disponível no portal dos SSCGD (www.sscgd.pt)
Os Serviços Sociais disponibilizam um novo serviço no âmbito da Telemedicina, que entra em funcionamento a partir de dia 24 de julho nos nossos Centros Clínicos: a Teleconsulta.
A Telemedicina, apesar de já ser uma prática corrente, teve um forte incremento durante a pandemia COVID-19, levando os Serviços Sociais a dotarem os seus Centros Clínicos com esta nova ferramenta de suporte às consultas.
A Teleconsulta, através da possibilidade de utilizar imagem e som, permite manter uma relação próxima entre médico e paciente, respeitando o distanciamento social e mitigando o processo de transmissão do Coronavírus. Esta funcionalidade vai permitir também que utentes de regiões geográficas de difícil acesso ou com dificuldades de locomoção tenham acesso a todas as especialidades sem necessidade de deslocação física aos Centros Clínicos, otimizando assim tempo e custos. O Zoom permite também a partilha de documentos e fotografias, uma funcionalidade que pode ser útil, por exemplo, no caso de o médico precisar de consultar exames que o paciente tenha feito.
Para aceder a este serviço, o utente pode marcar a consulta pelo telefone ou diretamente ao balcão, escolhendo o médico e especialidade que pretende. Posteriormente, será enviado por email (para sócios no ativo) ou por SMS (para sócios aposentados) o dia e hora da consulta, bem como o ID e o código de acesso à consulta em Zoom. No dia e hora marcados, o utente deve aceder à aplicação Zoom, inserir o ID e código enviados e aguardar na "sala de espera" que o médico dê início à consulta.
Se tem consultas já agendadas e pretende realizá-las por Teleconsulta, entre em contacto com o nosso atendimento (211 528 590) que procederá a esta alteração.
A Telemedicina, apesar de já ser uma prática corrente, teve um forte incremento durante a pandemia COVID-19, levando os Serviços Sociais a dotarem os seus Centros Clínicos com esta nova ferramenta de suporte às consultas.
A Teleconsulta, através da possibilidade de utilizar imagem e som, permite manter uma relação próxima entre médico e paciente, respeitando o distanciamento social e mitigando o processo de transmissão do Coronavírus. Esta funcionalidade vai permitir também que utentes de regiões geográficas de difícil acesso ou com dificuldades de locomoção tenham acesso a todas as especialidades sem necessidade de deslocação física aos Centros Clínicos, otimizando assim tempo e custos. O Zoom permite também a partilha de documentos e fotografias, uma funcionalidade que pode ser útil, por exemplo, no caso de o médico precisar de consultar exames que o paciente tenha feito.
Para aceder a este serviço, o utente pode marcar a consulta pelo telefone ou diretamente ao balcão, escolhendo o médico e especialidade que pretende. Posteriormente, será enviado por email (para sócios no ativo) ou por SMS (para sócios aposentados) o dia e hora da consulta, bem como o ID e o código de acesso à consulta em Zoom. No dia e hora marcados, o utente deve aceder à aplicação Zoom, inserir o ID e código enviados e aguardar na "sala de espera" que o médico dê início à consulta.
Se tem consultas já agendadas e pretende realizá-las por Teleconsulta, entre em contacto com o nosso atendimento (211 528 590) que procederá a esta alteração.
Para o ajudar neste processo, foi desenvolvido um manual de utilização passo-a-passo da plataforma Zoom »
Na consulta online o médico poderá despistar e avaliar os sinais e sintomas transmitidos pelo paciente, aconselhando e prescrevendo os tratamentos necessários. Se a gravidade da situação o justificar, o médico poderá remeter o doente para acompanhamento hospitalar.
Esta ferramenta foi criada com o objetivo de facilitar o acesso do utilizador a um serviço permanente de cuidados de saúde, como complemento aos serviços da rede de prestadores que os Serviços Sociais já disponibilizam aos seus Sócios e beneficiários.
Este ato médico tem o custo de uma consulta normal e obedece às regras regulamentadas a nível de multas em caso de ausência e de tempos de tolerância (10 minutos) tanto da parte do clínico como do utente.
Para que possa tirar o melhor proveito da Teleconsulta, deixamos as seguintes sugestões:
Preparar a consulta com o médico
O utente deve escrever tudo o que acha que o médico necessita de saber:
- Medicamentos que toma habitualmente: nome e doses;
- Se toma medicamentos ou chás naturais referir ao médico quais são e para que fins os utiliza (propriedades terapêuticas);
- Se fez exames médicos nos últimos 6 meses (convém ter preparados para caso o médico necessite de saber algum resultado);
- Se tem sintomas específicos, referir como e quando aparecem;
- Se é a primeira vez que tem consulta com o médico deve contar um pouco da sua história pessoal de saúde – incluindo alergias, doenças anteriores, cirurgias, medicação e questões de saúde relevantes dos seus familiares mais diretos (pais, irmãos, filhos).
- Deve descrever os sintomas e preocupações da forma mais detalhada possível para que obtenha todas as respostas que pretende.
Equipamento para a Teleconsulta
As Teleconsultas podem ser realizadas em qualquer computador, telefone ou tablet, que tenha:
- Câmara para imagem (no caso de o computador não ter câmara incorporada, verificar se é possível ligar uma câmara externa);
- Colunas e microfone com som (pode utilizar auriculares, de preferência com microfone, ou sistema alta voz);
- Ter a aplicação Zoom instalada no computador, telefone ou tablet.
Rede de internet
Para a Teleconsulta é aconselhado ter uma boa ligação de internet e uma boa cobertura de rede.
De forma a assegurar a privacidade do utente durante a Teleconsulta, aconselhamos a escolha de local onde não será interrompido.
De forma a assegurar a privacidade do utente durante a Teleconsulta, aconselhamos a escolha de local onde não será interrompido.
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