domingo, 26 de julho de 2020

INFORMAÇÃO ÚTIL - TELECONSULTA NOS SSCGD

Teleconsulta - Disponível nos Centros Clínicos
(informação disponível no portal dos SSCGD (www.sscgd.pt)
Os Serviços Sociais disponibilizam um novo serviço no âmbito da Telemedicina, que entra em funcionamento a partir de dia 24 de julho nos nossos Centros Clínicos: a Teleconsulta.
A Telemedicina, apesar de já ser uma prática corrente, teve um forte incremento durante a pandemia COVID-19, levando os Serviços Sociais a dotarem os seus Centros Clínicos com esta nova ferramenta de suporte às consultas.
A Teleconsulta, através da possibilidade de utilizar imagem e som, permite manter uma relação próxima entre médico e paciente, respeitando o distanciamento social e mitigando o processo de transmissão do Coronavírus. Esta funcionalidade vai permitir também que utentes de regiões geográficas de difícil acesso ou com dificuldades de locomoção tenham acesso a todas as especialidades sem necessidade de deslocação física aos Centros Clínicos, otimizando assim tempo e custos. O Zoom permite também a partilha de documentos e fotografias, uma funcionalidade que pode ser útil, por exemplo, no caso de o médico precisar de consultar exames que o paciente tenha feito.
Para aceder a este serviço, o utente pode marcar a consulta pelo telefone ou diretamente ao balcão, escolhendo o médico e especialidade que pretende. Posteriormente, será enviado por email (para sócios no ativo) ou por SMS (para sócios aposentados) o dia e hora da consulta, bem como o ID e o código de acesso à consulta em Zoom. No dia e hora marcados, o utente deve aceder à aplicação Zoom, inserir o ID e código enviados e aguardar na "sala de espera" que o médico dê início à consulta.
Se tem consultas já agendadas e pretende realizá-las por Teleconsulta, entre em contacto com o nosso atendimento (211 528 590) que procederá a esta alteração.
Para o ajudar neste processo, foi desenvolvido um manual de utilização passo-a-passo da plataforma Zoom »
Na consulta online o médico poderá despistar e avaliar os sinais e sintomas transmitidos pelo paciente, aconselhando e prescrevendo os tratamentos necessários. Se a gravidade da situação o justificar, o médico poderá remeter o doente para acompanhamento hospitalar. Esta ferramenta foi criada com o objetivo de facilitar o acesso do utilizador a um serviço permanente de cuidados de saúde, como complemento aos serviços da rede de prestadores que os Serviços Sociais já disponibilizam aos seus Sócios e beneficiários. Este ato médico tem o custo de uma consulta normal e obedece às regras regulamentadas a nível de multas em caso de ausência e de tempos de tolerância (10 minutos) tanto da parte do clínico como do utente. Para que possa tirar o melhor proveito da Teleconsulta, deixamos as seguintes sugestões:
Preparar a consulta com o médico
O utente deve escrever tudo o que acha que o médico necessita de saber:
  • Medicamentos que toma habitualmente: nome e doses;
  • Se toma medicamentos ou chás naturais referir ao médico quais são e para que fins os utiliza (propriedades terapêuticas);
  • Se fez exames médicos nos últimos 6 meses (convém ter preparados para caso o médico necessite de saber algum resultado);
  • Se tem sintomas específicos, referir como e quando aparecem;
  • Se é a primeira vez que tem consulta com o médico deve contar um pouco da sua história pessoal de saúde – incluindo alergias, doenças anteriores, cirurgias, medicação e questões de saúde relevantes dos seus familiares mais diretos (pais, irmãos, filhos).
  • Deve descrever os sintomas e preocupações da forma mais detalhada possível para que obtenha todas as respostas que pretende.
Equipamento para a Teleconsulta
As Teleconsultas podem ser realizadas em qualquer computador, telefone ou tablet, que tenha:
  • Câmara para imagem (no caso de o computador não ter câmara incorporada, verificar se é possível ligar uma câmara externa);
  • Colunas e microfone com som (pode utilizar auriculares, de preferência com microfone, ou sistema alta voz);
  • Ter a aplicação Zoom instalada no computador, telefone ou tablet.
Rede de internet
Para a Teleconsulta é aconselhado ter uma boa ligação de internet e uma boa cobertura de rede.
De forma a assegurar a privacidade do utente durante a Teleconsulta, aconselhamos a escolha de local onde não será interrompido.

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