Impressões de Viagem: Sul de Itália, Costa Amalfitana e Roma
"Pela madrugada de 27 de Setembro, iniciamos um circuito pelo sul de Itália, partindo de Nápoles e terminando em Roma.
Foram 8 noites de alojamento em várias cidades, mas na prática foram 9 dias de viagem, já que saímos cedo de Lisboa e regressamos no dia 5 de Outubro, já perto da meia-noite.
Um alegre grupo de 52 associados e familiares, em viagem exclusiva organizada pela ANAC e pela Agência Abreu, que disponibilizou um colaborador que nos acompanhou sempre e guias locais que mostraram e explicaram os vários locais e motivos de interesse por onde passamos.
Visitamos logo no primeiro dia as ruínas de Pompeia, destruída por erupções do vulcão do monte Vesúvio, no ano de 79 D.C. .
No dia seguinte passeamos por Nápoles, visitamos o Palácio Real e após o almoço andamos a passear pelas ruas de Sorrento, onde provamos o famoso licor de “Limoncello” produzido naquela Cidade.
No terceiro dia fomos navegar pela Costa Amalfitana, uma beleza natural, classificada como património mundial. Saímos de barco em Salerno e ancoramos em Praiano, Positano e Amalfi, sucessivamente.
São localidades situadas entre a praia e a montanha com vistas panorâmicas incríveis e praias muito convidativas, tendo mesmo alguns de nós dado alguns mergulhos nas águas límpidas e transparentes de Positano, enquanto aguardavam a hora de almoço ...e a temperatura rondava os 30 graus. Regressamos a Salerno ao fim da tarde.
No dia seguinte visitamos Castelmezzano e Pietrapertosa, aldeias lindíssimas cavadas na montanha de pedras, com casas tipicamente medievais, que fizeram as delícias dos visitantes.
Ao quinto dia, continuamos por Matera, cidade dos Sassi, construída na borda de um desfiladeiro rochoso e considerada a terceira cidade mais antiga do Mundo. Com as suas casas sobrepostas umas às outras, unidas por ruas sinuosas, e uma rede de grutas habitáveis, é considerada Património da Humanidade.
Após o almoço estivemos em Alberobello, Capital dos Trulli e também Património da Humanidade, conhecida pelas suas icónicas casinhas pré-históricas construídas em rocha calcária, branqueada com cal, em forma de cone, mais parecendo uma cidade de brinquedo. Demos um salto ainda a Locorotondo para visitar o seu centro histórico e a incrível paisagem de “Trulli” e as suas vinhas e oliveiras.
Na manhã seguinte partimos da cidade de Bari, passando por Andria, onde visitamos o Castel del Monte, uma obra-prima da arquitetura medieval e também Património da Unesco. À tarde seguimos para Caserta onde pernoitamos.
No dia seguinte, visitámos o exterior do Palácio Real de Caserta (por não haver acesso nesse dia), também Património da Humanidade, que foi construído para rivalizar com o Palácio de Versalhes, sendo semelhante na sua estrutura e jardins -- e sendo considerado o maior Palácio do Mundo. Viajamos depois em direção a Roma, onde tivemos uma parte da tarde livre.
No 8º dia visitamos o centro histórico da cidade de Roma da parte da manhã, com as suas belas praças e fontes barrocas e à tarde fomos ao Estado de Vaticano, visitar os seus museus, a Capela Sistina e a Basílica de S. Pedro.
Na manhã do 9º dia, continuamos o passeio por Roma, visitando as ruínas históricas do Império Romano, incluindo o Coliseu, uma construção iniciada no ano 72 d.C., que nos deixa a todos maravilhados pela grandiosidade e pelo seu estado de preservação. Após o almoço iniciamos o regresso a Portugal onde alguns de nós chegaram com alguma saudade da nossa gastronomia nacional."
(texto original do colega Fernando Camilo, adaptado)
Mais fotos:
(agradecemos a todos os colegas que disponibilizaram as fotos após a conclusão da viagem)
**********************************************************************************
Importantes informações
destinadas aos participantes na
Viagem a Itália
Partida a 27 de Setembro (4a-feira)
Sem comentários:
Enviar um comentário