quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Passeios à Descoberta do Porto …

 

PASSEIOS À DESCOBERTA DO PORTO ... é uma  Atividade Cultural da Delegação Norte que tem como principal objetivo despertar o interesse pela história da Cidade.

 


Desde 2010, com regularidade, fomos realizando os Ciclos da Primavera e do Outono dos “Passeios à Descoberta do Porto”, sempre organizados e orientados pela nossa Colega Fernanda Vilarinho.  

Palmilhando a cidade, caminhamos pelo tempo e pela história, promovendo visitas a lugares muitas vezes inexplorados.

Em 2023, o Ciclo da Primavera, que decorreu em março e abril, incluiu quatro programas:

- Visita guiada ao Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração: Palacete em três pisos, com pormenores arquitetónicos e decorativos que servem de referência à história do Porto oitocentista.

- Visita guiada à Casa-Museu Fernando Castro. Esta antiga residência de uma família de coleccionadores de arte foi doada ao Estado, cumprindo postumamente o desejo de Fernando de Castro: fundar um museu público!

- Passeio por Cedofeita;

- Visita à Igreja do Marquês, dedicada à Srª da Conceição, com projecto elaborado pelo beneditino D.Paul Bellot, com obra em países da Europa, África e América—e com 1ª predra lançada em 1938.

O Ciclo do Outono decorreu entre 14 de outubro e 18 de novembro e incluiu quatro visitas guiadas: Sé do Porto; Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio; Museu da Farmácia; e Museu Soares dos Reis.

Em breve será anunciado mais um ciclo de Passeios à Descoberta do Porto !

 


Sem comentários: