quinta-feira, 7 de março de 2024

8 de março, Dia Internacional da Mulher

 



Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, a Direção da ANAC saúda todas as suas Associadas -- formulando votos de que continuem a contribuir para a afirmação da mulher na Sociedade Portuguesa, intervindo em todas as suas áreas. 


Nesta oportunidade, recorremos ao "Glossário" da CIG para clarificar o conteúdo de um conceito que por vezes damos por garantido mas que nem todos conhecemos bem:


SABE O QUE É "IGUALDADE DE GÉNERO" ?

Conceito definido internacionalmente pela ONU e pelo Conselho da Europa, no âmbito das políticas públicas para a igualdade, coincidente com o significado do conceito igualdade entre mulheres e homens.

A igualdade de género significa a igual visibilidade, empoderamento, responsabilidade e participação quer das mulheres, quer dos homens em todas as esferas da vida pública e da vida privada.

Significa que mulheres e homens, raparigas e rapazes, em toda a sua diversidade*, são iguais e livres de seguir o caminho de vida que escolheram, tenham as mesmas oportunidades de realizarem o seu potencial e possam participar na sociedade e dirigi-la, em igualdade de circunstâncias. 

*Nota: a expressão «em toda a sua diversidade» é utilizada ao longo da estratégia para expressar que, sempre que se faça referência a mulheres ou a homens, estas são categorias heterogéneas, nomeadamente em relação ao seu sexo, características sexuais, identidade de género ou expressão de género.  

Fonte: https://www.cig.gov.pt/bases-de-dados/glossario/   (CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)

Sem comentários: